30 de maio de 2011

ÁBACO

Instrumento milenar de sabedoria matemática    
  Sua origem:
vOutros afirmam que o ábaco foi inventado pelos romanos. Imaginem ainda que quando Jesus nasceu em Belém estava sendo feito um censo e deveriam existir formas dos romanos fazerem contas que não haveriam de ser com algarismos romanos. Nesse período eles já usavam ábacos, pois sempre foram muito organizados, inclusive, na cobrança de impostos e nas transações comerciais.
 Por muitos séculos o ábaco foi o único mecanismo de calcular.  
Vejamos alguns tipos de Ábacos:




 
 

     O que se pode fazer com esse recurso em sala de aula?
Ábaco das cores:
  Objetivo:Associar as cores em grupos da mesma cor, diferenciando, contando e encaixando.
 
 Identificar quantidades e formas.
Ábaco decimal
  
  Objetivo: Permitir a visualização do valor posicional e facilitar a compreensão do sistema de numeração decimal.
Ábaco e as quatro operações matemáticas: 
 
§Adição;Subtração;
§Multiplicação e Divisão.
üSão utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço e quer substituir as cansativas tabuadas.
       Observação:  
}O jogo na matemática, é um recurso pedagógico eficaz  para a construção do conhecimento e desenvolvimento matemático.
} O ábaco é um deles.
Têm como objetivo desenvolver a habilidade, observação, calculo e o pensamento lógico.
                                      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário